Novembro Azul: como criar uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata na empresa?

Campanhas de Saúde

Por

Niviane Estavarengo

Publicado em

16/11/2022

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Durante a Campanha de Novembro Azul, as empresas e entidades de combate ao câncer têm a chance de tocar em um assunto sério: o câncer de próstata, que é a 2ª principal causa de morte entre os homens. Com um diagnóstico precoce, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura. Por isso, é essencial falar sobre a saúde masculina e a prevenção da doença. Continue lendo o artigo e conheça ideias de ações para incentivar o autocuidado.

Neste artigo, você irá conferir:

Como nasceu a Campanha de Novembro Azul?

A história da Campanha teve início na Austrália, em 2003. Alguns amigos, inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama, deixaram seus bigodes crescerem durante o mês de novembro para despertar a curiosidade das pessoas e chamar a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

No ano seguinte, mais homens aderiram e criaram a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que auxilia homens em tratamento de câncer de próstata e outras doenças. O nome Movember vem da união de “moustache” (bigode, em inglês) e “november” (novembro, em inglês).

O movimento cresceu e se espalhou para outros países, incluindo o Brasil. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu início às Campanhas brasileiras de Novembro Azul e, desde então, faz parte do calendário de muitas empresas e instituições de combate ao câncer.

Os homens praticam o autocuidado?

Os homens cuidam menos da própria saúde do que as mulheres. Embora tenha aumentado a procura do público masculino por consultas médicas, eles ainda estão bem atrás das mulheres em termos de atenção à saúde. Foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos no SUS, contra apenas 200 mil consultas ao urologista por homens, de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com dados do Ministério da Saúde.

Essa negligência masculina com a saúde ocorre devido a fatores culturais, que levam à masculinidade tóxica. A exaltação da virilidade reforça o pensamento de que os homens não ficam doentes. Nessa visão, eles são como máquinas indestrutíveis e não admitem os seus limites. Por isso, muitos deixam de lado o hábito da prevenção e do autocuidado.

Para alguns homens, essa cultura já está ultrapassada, mas, infelizmente, ainda existem tabus em nossa sociedade.

A expectativa de vida no Brasil é de 80,1 anos para as mulheres e de 73,1 anos para os homens. Ou seja, eles vivem, em média, 7 anos a menos do que a população feminina, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outro fator, constatado em estudos acadêmicos*, que atrapalha os cuidados com a saúde masculina é a atividade profissional. A busca por atendimento em saúde, muitas vezes, exige que a pessoa se atrase ou falte ao trabalho. Isso faz com que muitos adiem os exames de prevenção para não prejudicar o seu horário de serviço.
*Estudo da fundação Fundação Oswaldo Cruz
*Estudo da área de psicologia

Nesse sentido, é essencial a mudança na mentalidade da população masculina, desconstruindo os estereótipos, para que possam se atentar aos sinais do próprio corpo. Além de uma campanha efetiva, é importante dar ferramentas que viabilizem o acesso aos recursos de saúde, como a assistência médica.

Diagnóstico precoce

A importância do diagnóstico precoce - Novembro Azul

O mês de novembro é conhecido pelas ações voltadas à prevenção do câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por câncer entre os homens. No Brasil, são registrados mais de 65 mil casos de câncer de próstata anualmente e cerca de 16 mil óbitos pela doença, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O câncer de próstata cresce de forma lenta, costuma ser silencioso, mas pode ser investigado antes do surgimento dos sintomas, por meio do exame de toque retal, que tem duração de 10 segundos, onde o médico examina a glândula prostática e pelo exame de PSA (antígeno prostático específico), encontrado no sangue do homem. Vale ressaltar que o exame de PSA não substitui o exame de toque.

Se a doença for diagnosticada por exames de rastreio, provavelmente estará em um estágio inicial e poderá ser tratada com mais sucesso. Com um diagnóstico precoce, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura.

Quando o tumor já está em um estágio avançado, costumam aparecer os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para urinar;
  • Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
  • Necessidade de urinar com frequência, principalmente à noite;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas ou ombros;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado, sobretudo, ao envelhecimento masculino. A partir dos 50 anos, as chances aumentam significativamente. Cerca de 60% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

O histórico familiar é outro fator de risco. Você sabia que ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem desenvolver a doença? Neste caso, é necessário começar o acompanhamento médico a partir dos 40 anos.

Embora seja um câncer mais comum após os 50 anos, existem casos da doença em jovens. Portanto, vale alertar os mais jovens para o autocuidado desde cedo e incentivar que adotem hábitos de vida saudáveis, que refletirão na saúde no futuro.

Ações de Novembro Azul para colocar em prática na sua empresa

Para trabalhar de forma efetiva o Novembro Azul na sua empresa, é necessário ter, antes de tudo, conhecimento sobre a doença. Conte com o time de saúde da companhia, caso haja, e com materiais de comunicação confiáveis. Que tal contar com a colaboração da administradora do plano médico para ajudar nessa missão e levar mais saúde e bem-estar aos seus colaboradores?

Confira algumas ideias que irão contribuir para a construção da sua campanha:

Roda de conversa com especialista ou live exclusiva

O RH, ou a área de Saúde da sua empresa, pode convidar um urologista para conversar sobre os sintomas da doença, fatores de risco, diagnóstico precoce e o tratamento. A roda de conversa com um especialista se torna um momento mais descontraído e informal, facilitando a troca de conhecimento entre os colaboradores. Você pode optar pelo formato virtual do evento, onde o médico apresenta os materiais expositivos e reserva um período para conversar sobre o tema e tirar as dúvidas.

Invite coletivo pelo e-mail da empresa

Uma das ações mais importantes para se desenvolver na empresa é incentivar a realização de exames de rastreio. Para isso, pode ser enviado um convite coletivo, pelo e-mail da companhia, falando sobre o Novembro Azul e a importância da realização dos exames de rastreio e o retorno ao consultório médico para avaliação dos resultados.

Depoimento de quem venceu o câncer de próstata

Uma maneira interessante de quebrar tabus e gerar empatia é por meio de histórias de superação. A empresa pode procurar influencers ou voluntários da própria empresa que queiram compartilhar sua história na luta contra o câncer de próstata. Você pode definir um encontro presencial ou a gravação de um vídeo com esses depoimentos para ser disponibilizado aos colaboradores posteriormente.

Distribuição de panfletos e materiais educativos

Quanto mais conhecimento for compartilhado, maior será o incentivo à realização dos exames preventivos. O profissional de Recursos Humanos pode, juntamente com a área de Comunicação Interna, confeccionar materiais expositivos atraentes com as principais informações sobre o câncer de próstata. Aproveite ao máximo todos os canais institucionais disponíveis em sua empresa.

Incentive a atividade física

Manter hábitos saudáveis contribui para prevenir o câncer de próstata. Com base nisso, você pode organizar uma corrida ou qualquer outro tipo de atividade física, de mobilização ou interação, que tenha como princípio promover um momento de prática esportiva aos colaboradores. Nesta ação, seria interessante a distribuição de camisetas azuis, com o slogan da Campanha e, após a prática dos exercícios físicos, entregar panfletos com informações sobre o tema, relacionados aos riscos que o sedentarismo traz para o desenvolvimento da doença.

Mês do bigode

Uma dica de ação simples é criar um desafio para que os seus colaboradores que quiserem, ou puderem, deixem seus bigodes crescerem. Aproveite para fazer uma foto com os colaboradores vestidos de azul, com seus longos bigodes, para compartilhar nas redes sociais da empresa e dar o recado, também, ao público externo.

Arrecadação de bonés

Uma ideia que pode mobilizar os colaboradores em torno de uma ação em comum é a arrecadação de bonés. Eles ajudam a diminuir o impacto na autoestima de homens em tratamento e que passam pela queda capilar. O RH pode colocar um ponto de coleta no refeitório ou recepção e estimular a participação de todos. No final do mês, é só levar o material doado a alguma Associação ou ONG de combate ao câncer de próstata.

Como você já deve ter percebido, o câncer de próstata é um assunto sério. É preciso ressaltar a gravidade do problema e a importância da prevenção para aumentar as chances de cura. Apesar de ser um tema delicado, opte por uma abordagem mais leve e didática, despertando o interesse de todos.

Com leveza, é possível incentivar a realização dos exames de rastreio, a busca por acompanhamento médico, o autocuidado e mostrar que ninguém está sozinho!

Cada empresa tem as suas particularidades e o seu próprio quadro de funcionários, portanto, exige uma comunicação personalizada às necessidades do seu público interno.

Você conhece o perfil de saúde dos seus colaboradores para direcionar ações específicas? A partir de uma pesquisa de saúde, você poderá direcionar as iniciativas que farão parte da Campanha, garantindo engajamento e o sucesso, conforme o seu objetivo. Conte com a sua corretora para viabilização do levantamento do perfil de saúde populacional e para o desenvolvimento de programas e ações de saúde personalizadas.

Interessante, não é mesmo? Se você quer ter vídeos como esse em sua campanha, acesse aqui. Disponibilizamos o vídeo e outros materiais de comunicação para utilizar como você quiser na campanha da sua empresa. Aproveite!

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